BIOGRAPHY


ABOUT                          

Desde 2011 que colaboro como intérprete com alguns artistas em vários contextos e abordagens: dança, vídeo, performance, fotografia. Estas experiências levaram-me, em 2015, a começar a desenvolver projetos como autor e criar uma obra mais pessoal. Defendo a criação artística e as suas multiplicidades enquanto acto essencial na sociedade. Penso que a ferramenta mais presente nos meus projetos é a dança, pela minha formação, no entanto não me olho como coreógrafo, pois esta designação tornaria limitadora a minha liberdade de criação, de mutação, de direção. Os meus projetos são criados a partir de um pensamento autobiográfico, uma visão do que é estar no mundo enquanto corpo político, social, económico. Interessam-me as relações humanas e as implicações das mesmas, a relação indivíduo/colectivo, a sociedade como motor de busca de perguntas e inquietações, a arte como mudança e reflexão do que é ser hoje, estar aqui e agora. Tudo isto rodeado de incertezas, loucuras, fetiches, desejos e questões às quais não consigo responder. Bruno Senune


Since 2011 that I collaborate as a performer with some artists in various contexts and approaches: dance, video, performance, photography. These experiences led me, in 2015, to start developing projects as an author and creating a more personal work. I defend artistic creation and its multiplicities as an essential act in society. I think that the most present tool in my projects is dance, through my education, however I do not look at myself as a choreographer, because this designation would limit my freedom of creation, of mutation, of direction. My projects are created from an autobiographical thought, a vision of what it is like to be in the world as a political, social and economic body. I am interested in human relations and their implications, the individual / collective relationship, society as a search engine for questions and concerns, art as a change and reflection of what it is to be today, to be here and now. All this surrounded by uncertainties, follies, fetishes, desires and questions to which I can not respond. Bruno Senune



A BRIEF BIOGRAPHY
Bruno Senune nasce em Aveiro no ano de 1992. Atualmente vive no Porto. Concluiu o curso de intérprete de dança contemporânea no Balleteatro Escola Profissional em 2011. Colaborou como intérprete com Tânia Carvalho, Flávio Rodrigues, Joana von Mayer Trindade, Hugo Calhim Cristovão, Carlota Lagido, Joclécio Azevedo, Né Barros, Mariana Tengner Barros, Victor Hugo Pontes, Margarida Paiva, entre outros. Como autor cria Lonely em colaboração com Flávio Rodrigues (estreia em 2015, Exposição Sub40, Biblioteca Almeida Garrett), Kid As King (estreia em 2016, Mala Voadora, festival DDD, apoio à criação: Fundação Calouste Gulbenkian), Malheureux que je suis (instalação video exibida em permanência no Festival Queer Porto 2, Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural) e A Deriva dos Olhos (estreia em 2017, Circular Festival de Artes Performativas, que leva ao festival internacional de dança contemporânea da Cidade do México com o apoio à internacionalização pela Fundação Calouste Gulbenkian). Colabora frequentemente com Telma João Santos nos seus projetos (documentação, olhar interno/externo) e Flávio Rodrigues (sonografias, partilhas, aconselhamento). É modelo em aulas de escultura e de figura humana.


Bruno Senune was born in Aveiro in 1992. He currently lives in Porto. He accomplishes the course of contemporary dance performer at Balleteatro Escola Profissional in 2011. He collaborated as a performer with Tânia Carvalho, Flávio Rodrigues, Joana von Mayer Trindade, Hugo Calhim Cristovão, Carlota Lagido, Joclécio Azevedo, Né Barros, Mariana Tengner Barros, Victor Hugo Pontes, Margarida Paiva, among others. As an author he creates Lonely in collaboration with Flávio Rodrigues (debut in 2015, Sub40 Exhibition, Biblioteca Almeida Garrett), Kid As King (debut in 2016, Mala Voadora, festival DDD, support to creation: Fundação Calouste Gulbenkian), Malheureux que je Suis (video installation permanently exhibited at Festival Queer Porto 2, Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural) and A Deriva dos Olhos (debut in 2017, Circular Festival de Artes Performativas, which leads to the international contemporary dance festival of Mexico City with the support for internationalization by the Fundação Calouste Gulbenkian). He collaborates frequently with Telma João Santos in his projects (documentation, internal/external observation) and Flávio Rodrigues (sonographies, sharing, counseling). He is a model in sculpture and human figure lessons.